A televisão, notebook, netbook, DVD, câmera digital, mp3 player, smartphone, Blu-ray, home theater e diversos outros “brinquedinhos” que você tem na sua casa, com tantos dispositivos , é de se pensar que eles poderiam conflitar em uma rede hiperinterativa de aparelhos, não é?
Isso já não é mais pedra no sapato. Graças a pesquisas de cientistas norte-americanos, a tecnologia do DLNA(Digital Living Network Alliance) já é algo bastante plausível para fazer com que o mundo conheça uma nova forma de interação e compatibilidade entre dispositivos eletrônicos. Um exemplo bastante claro dessas possibilidades está na utilização da rede wireless da sua casa ou escritório para fazer com que tudo fique conectado o tempo todo. Imagina sincronizar seu pc e sua tv pelo seu smartphone.
Em sincronia total
Você tem uma coleção de vídeos de suas viagens no seu computador e quer exibi-los na televisão LED que comprou a pouco. Em qualquer outra ocasião em que não houvesse o DLNA você teria as seguintes opções: levar o seu gabinete até a sala de estar e conectar a televisão direto na placa de vídeo ou gravar DVDs e reproduzi-los no seu aparelho, já com a tecnologia DLNA, você irá acessar o seu computador pela rede sem fio a partir da televisão e escolher o vídeo que quer assistir, ou até mesmo acessar o You tube e ver seus vídeos preferidos na sua tv, e o melhor sem cabos espalhados pela sua sala.
![](https://2.bp.blogspot.com/_Ps0uFq4dZEU/TFLQ2BltIRI/AAAAAAAAAR0/wyyHaIMyn70/s320/image%5B49%5D.png)
A mesma função funciona para suas fotografias na câmera, para as músicas no seu mp3 player e outros recursos audiovisuais contidos nesses aparelhos. Agora já imaginou transferir aquelas fotos que foram tiradas no seu celular no caminho de volta para casa? Você não precisa mais ter um cabo ou então aparelhos que suportem o Bluetooth para fazer essa transferência. Os celulares compatíveis com a DNLA já podem enviar as suas fotos direto para a impressora, sem muitas delongas.
Imagine você na praia, acabou de tirar fotos incríveis no seu celular, mas a memoria não suporta mais e você tem que tirar mais fotos para não perder o momento, em uma situação comum você iria apagar algumas fotos que não ficaram boas ou trocar o cartão de memoria, com a DLNA você só precisa de conexão com a internet e aparelhos compatíveis em sua casa, e manda suas fotos diretamente para o computador, ou até pode mandar para impressora que já vai imprimir as fotos.Assim sobra espaço para poder tirar mais fotos e ainda a comodidade, de quando chegar em casa, somente pegar as fotos já impressas e prontas para poder ser colocadas no livro de recordações da família.
DLNA no mercado
Um exemplo bastante claro desta integração toda já acontece com quem possui um Playstation 3 conectado à rede wireless. Ao iniciar o vídeo game e fazer o login, experimente correr o menu até as opções de mídia. O seu PS3 irá detectar “servidores” de vídeo, fotos e músicas, caso existam vários computadores conectados à rede sem fio e que tenham esses potenciais de várias mídias. Ao selecionar um deles, você tem acesso às pastas em que estes arquivos estão. Basta escolher quais deles você quer executar. Isso permite que você assista aos seus vídeos favoritos direto no seu Playstation sem precisar inserir qualquer tipo de disco no drive do vídeo game.
O ps3 é apenas um dos exemplos da conectividade extrema que se observa nestes meios de compartilhamento de informações entre aparelhos. Mas claro, é preciso possuir um produto com a certificação DLNA para ter a segurança de comprar um aparelho de qualidade e que não vai deixa-ló na mão. Por isso, as maiores e melhores empresas de eletrônicos do mudo aderiram ao novo padrão de conexão entre os seus produtos, assim você acaba sendo o principal beneficiado.
Mas e o preço dessa tecnologia?
Os novos modelos da Sony como o modelo Bravia KDL-46BXBR9, permitem este tipo de integração sem precisar de um dispositivo para fazer a intermediação entre os arquivos e o display – ou seja, dispense a sua televisão. Contudo, aparelhos com esta tecnologia ainda são um tanto inacessíveis pelo lado financeiro. Se alguém resolvesse adquirir agora mesmo ao menos dois aparelhos compatíveis com a DLNA, como esta televisão da Sony e o Playstation 3, desembolsaria algo em torno de R$ 8.790reais, sem contar o roteador wireless de longo alcance que soma com o mais barato + R$ 899reais.
![](https://2.bp.blogspot.com/_Ps0uFq4dZEU/TFLTxh73t-I/AAAAAAAAASM/SY5s7I0VEgQ/s320/image%5B47%5D.png)
Mas para os empresários, por exemplo, o uso da DLNA nos escritórios pode ser de uma enorme serventia. Aquelas reuniões que precisam das apresentações em PowerPoint, não precisam mais depender de arquivos em CDs, pendrives e outras formas de transporte de mídia. Se o arquivo estiver no servidor da empresa, basta que a pessoa acesse o computador em que está aquela apresentação e executa-lá na própria televisão ou projetor encarregado de exibir estes slides, podendo então exibir a mesma reunião em varias filiais, sem ter que gravar o arquivo em vários pendrives ou se deslocar de filial em filial.Tudo isso graças à DLNA.
Registro nas mãos e uma boa conexão!
O registro é necessário para que a qualidade dos produtos adquiridos pelo consumidor seja garantida por um conselho constituído pelas principais produtoras de dispositivos eletrônicos do mundo. Então, se você pensa em comprar aparelhos que suporte a DLNA, já pode preparar-se para ouvir falar no protocolo IPv4 e IPv6 que vão interligar os mais diferentes aparelhos e fazê-los compatíveis através da sua rede sem fio.
Isso significa que os seus aparelhos estarão conectados à internet. Portanto, é bastante recomendável que você possua uma boa conexão com a rede mundial de computadores, já que ela não vai mais ser formada apenas por computadores e agora com vídeo games, televisores, Blu-ray´s, mp3 players, servidores domésticos e executivos farão parte da internet também, e logo da rede mundial de computadores, ou melhor dizendo de DLNA.
Esse tipo de tecnologia é ideal para qualquer perfil de usuário: do mais leigo até os mais avançados; dos domésticos até os executivos. Já imaginou chegar em casa e assistir à sua biblioteca de filmes que você transferiu dos seus DVDs para o computador sem precisar tocar em mouse algum? E que bastasse ter o seu computador ligado para que o Playstation 3, aparelho de Blu-Ray ou qualquer outro reprodutor de vídeo ligado à sua televisão encontre o vídeo? E se a sua TV fosse capaz de fazer isso?Imagine o leque de possibilidades, para você, executivos e até mesmo para o governo?
O governo poderia assim interligar todos os seu prédios em uma rede sem fio, altamente estável e segura, ao contrario dos vários cabos de dados espalhados pelos prédios governamentais atualmente.
Assista o video no Olhar Digtal: Clique Aqui!!!